segunda-feira, 30 de abril de 2007

Botelho e Carneirinho Algodão

Este post vai para o Gerson.
Aqui temos uma cena feita para o filme "Seus Problemas Acabaram" do Casseta e Planeta.

Fizemos uma animação de aproximadamente 4 minutos onde contamos a origem do personagem do Murilo Benício, chamado Botelho.
Foi um projeto muito bacana e contamos com pessoas muito competentes e talentosas para nos ajudar, como Thiago Saad, Aline Colho e Sid Ahearne cujo site está na lista aí ao lado.

Esta cena também foi animada em Mirage e composta em After Effects.
O cenário foi pintado pelo Beto Campos, que também possui um link aí ao lado e que vale muito ser visitado.

Até a próxima semana.
Abraço a todos,
Bruno Costa



quarta-feira, 25 de abril de 2007

Animação 3D

Desta vez estou colocando dois vídeos em animação 3D.
Esses ciclos foram animados por mim para a abertura do especial infantil da TV Globo chamado "Clara e o Chuveiro do Tempo".

Os modelos foram feitos pelo Marcos Piolla e Alexandre Areal, que também fez o setup dos personagens. A iluminação e o shading foram feitos pelo Igor Lementy.
A animação foi feita em Max, assim como a setagem e o shading. A modelagem foi feita em Max e Lightwave.

Abraços e até a próxima semana.
Bruno Costa




quarta-feira, 18 de abril de 2007

Etapas da Animação 2D

Vamos começar as postagens.
Vou colocar aqui uma animação em suas três etapas e mais pra frente falaremos de composição também.

Primeiro nós animamos o nosso personagem com traços mais soltos nos preocupando apenas com a visualização do movimento. Reparem que nesse caso eu não desenho a cabeça do personagem porque ela não será animada. Com isso, prefiro deixar para detalhá-la na hora do clean up... do qual falaremos no próximo passo.

A segunda é a etapa em que passamos nossa animação a limpo, considerada uma das mais chatas... eu particularmente gosto muito :) Como nesse caso o personagem não é todo animado, divido ele em camadas para não ter que passar a limpo várias vezes uma parte do corpo que se repete.
Como podem ver, o corpo dele está fixo e só uma das pernas e os braços, tocando o pandeiro, são animados.

Na terceira e última etapa nós vamos colorir.
Como a animação já está dividida em camadas, nós colorimos uma a uma.
Eu utilizo o Mirage que é um software bitmap e não vetorial, por isso duplico a camada que vou pintar e uso o baldinho de tinta na de baixo.

Quando tivermos o cenário e os outros personagens, voltaremos a esta cena para fazer a composição... e aí veremos uma malandragem de como fazer uma sombrinha "samangada" que facilita muito nossa vida.

Abraços e até semana que vem.
Bruno Costa






terça-feira, 17 de abril de 2007

Inauguração

Estou de volta e prometo atualizar o site com freqüência desta vez.
Não esqueçam de dar uma olhada nos links ao lado, tem sites muito legais de gente muito boa.

Forte abraço a todos e obrigado pela visita.
Bruno Costa