segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Sombra no After Effects

Como havia comentado em um de meus primeiros posts, vou mostrar como fazer uma sombra sobre o personagem usando a própria animação como máscara no After Effects.

Primeiro inserimos a animação sobre o cenário, que neste caso foi criado por Beto Campos. Utilizando o Mirage como software de animação, desenvolvemos esta arte para o programa "Estrelas".



Na segunda etapa, nós duplicamos a camada da animação(camada 3) e colocamos como máscara de um sólido com a cor que queremos utilizar na sombra. Para isso basta selecionar a opção "Alpha Matte" da camada onde está o sólido(Camada 2). Com isso nosso personagem ficará todo coberto com a cor que escolhemos.



Agora precisamos transformar as duas camadas que trabalhamos em apenas uma.
Selecione a camada onde está o sólido(camada 2) e a que utilizamos como máscara(camada 1), e gere uma pré-composição selecionando a opção "Pre-compose" do menu "Layer" ou simplesmente tecle "Ctrl+Shift+C".


Duplique novamente a nossa camada de animação(camada 3) colocando-a sobre a camada de sombra(camada 2) e alterando seu alpha para "Alpha Matte".
Com isso podemos mover nossa camada de sombra(camada 2) sem que ela ultrapasse nosso personagem. Então mova a pré-composição(camada 2) um pouco para o lado, altere seu "Mode" para "Multiply", aplique um efeito de blur para suavizar sua borda e diminua a opacidade da camada para 40% aproximadamente.




Agora que valorizamos o personagem que antes estava com uma cor chapada, podemos fazer outras brincadeiras como o reflexo do jogador no piso e sua sombra projetada. Tudo usando o mesmo princípio, aproveitando a nossa animação original.

Para finalizar apliquei um "Adjustment Layer" com um filtro para integrar as cores do cenário com as do personagem. É uma alteração sutil, mas que gera uma uniformidade na cena. O efeito chama-se "Photo Filter" e está em "Color Correction".









Por hoje é isso aí. Espero ter facilitado um pouco a vida de vocês.
E não tenham vergonha, até a Disney usa esse tipo de "malandragem" pra ganhar tempo de produção.

Abraço a todos e até o próximo post.
Bruno Costa