segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Sombra no After Effects

Como havia comentado em um de meus primeiros posts, vou mostrar como fazer uma sombra sobre o personagem usando a própria animação como máscara no After Effects.

Primeiro inserimos a animação sobre o cenário, que neste caso foi criado por Beto Campos. Utilizando o Mirage como software de animação, desenvolvemos esta arte para o programa "Estrelas".



Na segunda etapa, nós duplicamos a camada da animação(camada 3) e colocamos como máscara de um sólido com a cor que queremos utilizar na sombra. Para isso basta selecionar a opção "Alpha Matte" da camada onde está o sólido(Camada 2). Com isso nosso personagem ficará todo coberto com a cor que escolhemos.



Agora precisamos transformar as duas camadas que trabalhamos em apenas uma.
Selecione a camada onde está o sólido(camada 2) e a que utilizamos como máscara(camada 1), e gere uma pré-composição selecionando a opção "Pre-compose" do menu "Layer" ou simplesmente tecle "Ctrl+Shift+C".


Duplique novamente a nossa camada de animação(camada 3) colocando-a sobre a camada de sombra(camada 2) e alterando seu alpha para "Alpha Matte".
Com isso podemos mover nossa camada de sombra(camada 2) sem que ela ultrapasse nosso personagem. Então mova a pré-composição(camada 2) um pouco para o lado, altere seu "Mode" para "Multiply", aplique um efeito de blur para suavizar sua borda e diminua a opacidade da camada para 40% aproximadamente.




Agora que valorizamos o personagem que antes estava com uma cor chapada, podemos fazer outras brincadeiras como o reflexo do jogador no piso e sua sombra projetada. Tudo usando o mesmo princípio, aproveitando a nossa animação original.

Para finalizar apliquei um "Adjustment Layer" com um filtro para integrar as cores do cenário com as do personagem. É uma alteração sutil, mas que gera uma uniformidade na cena. O efeito chama-se "Photo Filter" e está em "Color Correction".









Por hoje é isso aí. Espero ter facilitado um pouco a vida de vocês.
E não tenham vergonha, até a Disney usa esse tipo de "malandragem" pra ganhar tempo de produção.

Abraço a todos e até o próximo post.
Bruno Costa

2 comentários:

Unknown disse...

Como uma espécie de tradição, sua esposa querida tem que deixar o primeiro recado... Infelizmente sobre este post não posso falar muito, a não ser que, de nada adianta a técnica se não se tem talento e jogo de cintura. Principalmente quando se trabalha em um ambiente cujo grau de exigência requer que todas as animações fiquem prontas 'para ontem'... Essas dicas são preciosas e, mesmo sem compreender muito (afinal, não se pode saber tudo), sei o que é preciso saber: vc é um super profissional! Te amo

Unknown disse...

Muito Bom meu velho ! Valew pela dica ja to utilizando-a ! ;)